
Brasil
Gritos de “sem anistia” marcam desfile de 7 de Setembro em Brasília
Soberania nacional foi o tema central da parada

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os gritos de “sem anistia” e “soberania não se negocia” marcaram o desfile de 7 de Setembro em Brasília, na Esplanada dos Ministérios. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a cerimônia cívico-militar acompanhado da primeira-dama Janja, em carro aberto, diante de um público estimado em 45 mil pessoas, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência.
Após a chegada ao palanque, Lula e Janja foram recebidos pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelos comandantes das Forças Armadas. O evento, realizado em clima de tensão política, ocorreu em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe e abolição do Estado Democrático de Direito.
Enquanto aliados de Bolsonaro tentam emplacar no Congresso um projeto de anistia, a programação do desfile destacou a soberania nacional como tema central. Outros eixos abordaram o Brasil do Futuro, o Brasil dos Brasileiros, além da COP30, prevista para novembro em Belém, e do Novo PAC.
Encerrado com a tradicional Esquadrilha da Fumaça, o desfile teve a participação de alas militares, forças de segurança e estudantes da rede pública. Antes de deixar a tribuna, Lula cumprimentou o público, enquanto a segurança foi reforçada em toda a Esplanada e na Praça dos Três Poderes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.