
Brasil
Secretários sugerem a Lula criação do Ministério da Segurança Pública
Segundo o Consep a segurança é a única área que ainda não conta com uma pasta específica

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consep) e o secretário do Distrito Federal, Sandro Avelar, encaminharam ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma carta aberta em defesa da criação do Ministério da Segurança Pública.
O documento, aprovado por unanimidade pelo colegiado e assinado por todos os secretários estaduais, sustenta que a medida representa uma estratégia para fortalecer a governança federativa e a política nacional de segurança, preservando as competências constitucionais e a autonomia dos demais entes federativos.
Segundo o Consep, entre as áreas mais relevantes da administração pública, a segurança é a única que ainda não conta com uma pasta específica dedicada exclusivamente ao tema. Os secretários também afirmam que, no formato atual do Ministério da Justiça e Segurança Pública, há “pouca participação de profissionais da área, em evidente situação de desprestígio em comparação com outras matérias”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.