
Brasil
CPMI do INSS ouve ex-ministro José Carlos Oliveira
Comissão investiga irregularidades no órgão durante o governo Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A CPMI do INSS se reúne nesta quinta-feira (11) para ouvir o ex-ministro do Trabalho e Previdência José Carlos Oliveira, que também presidiu o INSS entre novembro de 2021 e março de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro. A comissão busca esclarecer a participação de Oliveira em ações sob investigação no período em que ocupou os dois cargos. Ele também é citado em requerimentos que pedem informações sobre acessos a órgãos públicos e movimentações financeiras suspeitas.
Durante a sessão, o colegiado pretende votar parte dos 406 requerimentos em pauta. A maioria dos pedidos busca aprofundar as apurações sobre entidades e pessoas físicas suspeitas de envolvimento em fraudes ligadas ao INSS. Entre os alvos está Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, lobista que já teve a prisão preventiva aprovada pela comissão e cujo caso está sob análise do STF.
Outros requerimentos tratam da Operação Sem Desconto, que investiga descontos indevidos em benefícios previdenciários. Há pedidos de informações encaminhados à Polícia Federal, ao Ministério da Justiça, à Senacon e a órgãos estaduais, como a Secretaria de Justiça do Acre, que apura suspeitas de atuação ilegal em comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.