Terça-feira, 16 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula avalia proposta de tarifa gratuita nos ônibus de todo o país

Brasil

Lula avalia proposta de tarifa gratuita nos ônibus de todo o país

Presidente pede estudos sobre gratuidade no transporte público

Lula avalia proposta de tarifa gratuita nos ônibus de todo o país

Foto: Metropress/Filipe Luiz

Por: Metro1 no dia 16 de setembro de 2025 às 08:29

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao ministro Fernando Haddad e à equipe econômica novos levantamentos sobre a possibilidade de reduzir ou eliminar a tarifa do transporte coletivo no país, conforme apuração do Valor Econômico. A proposta reacende uma iniciativa de 2012, quando Haddad sugeriu à então presidente Dilma Rousseff um modelo financiado por taxa sobre combustíveis.

Na época, o plano previa a cobrança de R$ 1 por litro de gasolina para custear a gratuidade dos ônibus. Ainda segundo a apuração, agora, o governo analisa versões alternativas, como liberar o transporte apenas em domingos e feriados, ideia que encontra resistência por não beneficiar quem depende do serviço durante a semana.

Para defensores da proposta, como o deputado federal Jilmar Tatto (PT), a gratuidade total seria mais eficaz ao atingir diretamente os trabalhadores. A discussão ainda está em fase inicial e envolve diferentes áreas do governo.

Fontes do Planalto afirmam que Lula discutiu a ideia da tarifa zero com Tatto, reforçando o interesse do presidente em estudar medidas que ampliem o acesso ao transporte urbano e diminuam os custos para a população.