
Brasil
CPMI do INSS ouve ex-presidente sobre esquema de descontos indevidos
Alessandro Stefanutto será questionado sobre fraudes em aposentadorias e pensões

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A CPMI do INSS ouve nesta segunda-feira (13), às 16h, o ex-presidente do órgão, Alessandro Antonio Stefanutto. Ele foi demitido após a deflagração de uma operação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. A comissão considera a oitiva fundamental para apurar a responsabilidade da autarquia nas fraudes.
Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI, afirmou que solicitará condução coercitiva caso Stefanutto não compareça. Ele comandou o INSS entre julho de 2023 e abril de 2025, sendo afastado após ser alvo de mandados de busca e apreensão. Parlamentares pretendem esclarecer como falhas de controle permitiram a continuidade do esquema.
Também está previsto para hoje o depoimento de André Paulo Félix Fidelis, ex-diretor de benefícios e relacionamento com o cidadão do INSS. A ordem das oitivas será definida pela presidência da CPMI conforme a presença dos convocados, podendo ambos os depoimentos ocorrerem no mesmo dia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.