
Brasil
Maior trilha da América Latina será inaugurada na Amazônia durante a COP30
O percurso de 460 quilômetros no Pará permitirá caminhada e ciclismo, com apoio de moradores locais e foco em baixo impacto ambiental

Foto: Agência Pará
A maior trilha da América Latina, com cerca de 460 quilômetros, será inaugurada durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, em novembro. A trilha irá travessar o estado do Pará, na Amazônia brasileira.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima informou que a estrutura e sinalização do percurso estão sendo finalizadas. A inauguração faz parte das ações do governo brasileiro que visam aliar conservação ambiental, promoção de emprego e renda e lazer.
No primeiro ano da trilha, estima-se que cerca de 10 mil pessoas percorram o trecho, que pode ser feito a pé ou de bicicleta. Serão distribuídos mapas, sinalização, orientações para os caminhantes e o apoio de moradores locais, pequenos prestadores de serviços e empreendedores capacitados pela iniciativa.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a trilha foi planejada para garantir o menor impacto ambiental possível, permitindo a circulação da fauna e oferecendo um caminho ainda mais atrativo aos visitantes.
“Essa política está fazendo com que a gente passe a ter corredores florestados entre as unidades de conservação, usados para o turismo e recreação, mas também pela fauna, para se movimentar entre as unidades de conservação, permitindo a sua migração”, explicou o diretor do Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Pedro Cunha e Menezes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.