
Brasil
Brasil confirma 46 casos de intoxicação por metanol em bebidas; quase 90 são investigados
São Paulo concentra a maioria das ocorrências

Foto: UFPR/Divulgação
O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (17) que o país registrou 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. A maioria ocorreu em São Paulo, com 38 confirmações. Paraná teve quatro, Pernambuco três e Rio Grande do Sul, um. Ainda há 87 casos sob apuração em várias regiões do país.
Entre os registros em análise, São Paulo lidera com 44 notificações. Pernambuco aparece em seguida com 23. Há também suspeitas no Rio de Janeiro, Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba e Tocantins. Ao todo, 528 ocorrências foram descartadas após avaliação.
O número oficial de mortes permanece em oito, sem novas atualizações desde quarta-feira (15). Seis óbitos aconteceram em São Paulo e dois em Pernambuco. Outros oito casos letais seguem em investigação nas mesmas localidades e também em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.
No total, 26 suspeitas de mortes foram desconsideradas após análise laboratorial. As autoridades seguem monitorando a situação e alertam para os riscos do consumo de bebidas de origem duvidosa, principal causa das contaminações por metanol no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.