
Brasil
PF desmonta esquema de fraude em residência médica
Polícia Federal prende suspeitos com equipamentos de cola eletrônica

Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal prendeu oito pessoas neste domingo (19), em Juiz de Fora (MG), durante uma operação conjunta com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A ação desarticulou um esquema nacional de fraudes em provas de residência médica, detectado durante a aplicação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED).
A investigação revelou que o grupo usava pontos eletrônicos para repassar respostas aos candidatos ou recorria a “laranjas” que faziam a prova no lugar dos reais inscritos. Cada aprovado pagaria até R$ 140 mil. O nome da operação, R1, faz referência ao primeiro ano da residência médica.
Vinte e quatro policiais federais participaram da ação. Três suspeitos foram presos em flagrante em um hotel com equipamentos de comunicação, e outros cinco envolvidos foram detidos, incluindo uma mulher. Um candidato também foi alvo de busca e apreensão no Rio de Janeiro.
Após prestarem depoimento e passarem por exames periciais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional. Eles podem responder por organização criminosa, falsidade ideológica e fraude em concurso público.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.