Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PF desmonta esquema de fraude em residência médica

Brasil

PF desmonta esquema de fraude em residência médica

Polícia Federal prende suspeitos com equipamentos de cola eletrônica

PF desmonta esquema de fraude em residência médica

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Por: Metro1 no dia 20 de outubro de 2025 às 10:14

A Polícia Federal prendeu oito pessoas neste domingo (19), em Juiz de Fora (MG), durante uma operação conjunta com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A ação desarticulou um esquema nacional de fraudes em provas de residência médica, detectado durante a aplicação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED).

A investigação revelou que o grupo usava pontos eletrônicos para repassar respostas aos candidatos ou recorria a “laranjas” que faziam a prova no lugar dos reais inscritos. Cada aprovado pagaria até R$ 140 mil. O nome da operação, R1, faz referência ao primeiro ano da residência médica.

Vinte e quatro policiais federais participaram da ação. Três suspeitos foram presos em flagrante em um hotel com equipamentos de comunicação, e outros cinco envolvidos foram detidos, incluindo uma mulher. Um candidato também foi alvo de busca e apreensão no Rio de Janeiro.

Após prestarem depoimento e passarem por exames periciais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional. Eles podem responder por organização criminosa, falsidade ideológica e fraude em concurso público.