
Brasil
PF irá coordenar ações antidrone e segurança de Lula na COP30
Medidas incluem restrição de drones, proteção de áreas oficiais e deslocamentos do presidente durante a conferência da ONU

Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal será responsável pela coordenação das ações de defesa e proteção de instalações sensíveis e do deslocamento do presidente Lula durante a COP30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém. As atividades serão supervisionadas pelo Centro Integrado de Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas e Contramedidas (CIC-ARP/CM), com participação de Exército, Marinha, Força Aérea e outros órgãos de segurança.
No Parque da Cidade, as áreas de segurança englobarão a Zona Azul, para delegações oficiais e chefes de Estado, e a Zona Verde, destinada à sociedade civil e instituições internacionais. Como medida preventiva, o uso de drones estará proibido entre os dias 3 e 21 de novembro, seguindo normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Durante a visita a Belém neste sábado (1º), Lula inaugurou o Terminal Portuário de Outeiro, com capacidade para receber navios de cruzeiro com 6 mil leitos, e a ampliação do Aeroporto Internacional de Belém, investimentos de R$ 233 milhões e R$ 450 milhões, respectivamente. As obras fazem parte da preparação da cidade para receber mais de 60 mil visitantes e chefes de Estado durante a conferência da ONU.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

