
Brasil
Lula manifesta solidariedade às vítimas de tornado no Paraná
Presidente envia equipe ministerial e reforça apoio às ações de resgate e reconstrução

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou solidariedade às famílias das vítimas do tornado que atingiu municípios do centro-sul do Paraná, especialmente Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, nesta sexta-feira (7). Em mensagem nas redes sociais, Lula manifestou pesar pelas mortes e apoio às pessoas afetadas. O fenômeno deixou ao menos seis mortos, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava, além de 432 feridos e duas pessoas desaparecidas.
Segundo o Simepar, o tornado foi classificado como de categoria F3, com ventos de até 250 km/h. A Defesa Civil informou que 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu algum tipo de destruição. A cidade, com cerca de 14 mil habitantes, fica a aproximadamente 400 quilômetros de Curitiba. O governador Ratinho Junior decretou estado de emergência para agilizar ações de reconstrução e alojamento das famílias desabrigadas.
Lula determinou o envio de uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, acompanhados de técnicos da Defesa Civil. O presidente destacou que especialistas em ajuda humanitária e reconstrução, além de profissionais da Força Nacional do SUS, prestarão auxílio à população e às autoridades locais. Em publicação, Gleisi Hoffmann afirmou que o objetivo é somar esforços no socorro, na ajuda humanitária e no início do processo de reconstrução das cidades atingidas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

