
Brasil
Gleisi Hoffman aciona Caixa e INSS para liberação do FGTS para vítimas de tornado no Paraná
Ação emergencial inclui FGTS, INSS e criação de abrigos temporários

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou neste sábado (8) que o governo acionou a Caixa Econômica Federal para acelerar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a trabalhadores atingidos pelo tornado que devastou o Paraná na sexta-feira (7).
Ela informou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também foi acionado para auxiliar beneficiários e conceder novos auxílios. O FGTS, por meio do Saque Calamidade, já permite o resgate parcial do fundo em locais com calamidade reconhecida pelo governo federal.
O tornado, com ventos de até 250 km/h e classificado como F3 pelo Simepar, destruiu cerca de 90% da estrutura urbana de Rio Bonito do Iguaçu. Gleisi afirmou que os governos federal, estadual e municipal estão coordenando ações para reconstrução de casas, escolas e unidades de saúde.
A tragédia deixou seis mortos, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava. Mais de 750 feridos foram atendidos e cerca de mil pessoas ficaram desalojadas, além de 28 desabrigadas. Um abrigo foi instalado em Laranjeiras do Sul e estruturas emergenciais foram montadas para triagem, alimentação e atendimento a idosos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

