Os ministros Guilherme Boulos (Secretaria-Geral), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) se reuniram no sábado (15) com o cacique Raoni Mẽtyktire na zona azul da COP30, em Belém (PA), principal espaço da conferência climática da ONU. Durante o encontro, os ministros ouviram as reivindicações apresentadas pelo líder indígena e se comprometeram a encaminhá-las ao governo. As informações são da Folha de S. Paulo.
A reunião aconteceu um dia após indígenas do povo munduruku realizarem um protesto em frente ao acesso principal da COP30. Eles pediam a revogação do decreto que institui o Plano Nacional de Hidrovias, assinado neste ano pelo governo Lula. O ato chamou atenção para impactos ambientais e riscos para os territórios tradicionais.
Além da revogação do decreto, os munduruku também exigiam proteção contra grandes empreendimentos em suas terras e o cancelamento da Ferrogrão, ferrovia planejada para ligar Mato Grosso ao Pará. As pautas foram reforçadas durante a conferência e levadas pelos ministros para análise interna no governo.



