
Brasil
INSS passa a exigir biometria para novos pedidos de benefícios
Mudança começa nesta sexta (21) e será ampliada gradualmente, com exceções e cronograma definido até 2028.

Foto: Divulgação/INSS
A partir desta sexta-feira (21), novos pedidos de benefícios ao INSS deverão ser realizados mediante comprovação biométrica, medida criada para combater fraudes sem impactar benefícios já ativos. A atualização será implementada de forma gradual, e o instituto garantiu que não haverá bloqueios automáticos; quando necessária, a atualização será comunicada individualmente ao beneficiário, que deverá providenciar a Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A obrigatoriedade não se aplica a alguns grupos, como pessoas com mais de 80 anos, indivíduos com dificuldade de locomoção comprovada, moradores de áreas de difícil acesso, migrantes em situação de refúgio, apátridas e residentes no exterior. Até 30 de abril de 2026, também estarão temporariamente dispensados solicitantes de salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária e pensão por morte.
O cronograma prevê que, a partir de 21 de novembro de 2025, qualquer novo pedido exigirá biometria registrada na CIN, CNH ou Título de Eleitor. Em 1º de maio de 2026, quem não possuir biometria nesses documentos precisará emitir a CIN para solicitar benefícios. Já em 1º de janeiro de 2028, somente a CIN será aceita como documento biométrico para requerimentos e manutenções de benefícios, unificando o processo de identificação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

