
Brasil
Polícia Federal investiga origem de incêndio na COP30
Autoridades reforçam medidas de segurança após incêndio em Belém

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) investiga, desde quinta-feir (20), as causas do incêndio na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). Peritos especializados foram enviados de Brasília e devem concluir o laudo após chegarem nesta sexta-feira (21) à capital paraense.
A conferência, iniciada em 10 de novembro, mantém debates sobre adaptação climática, financiamento, transição justa e uso de combustíveis fósseis. O Brasil trata o evento como decisivo para avançar rumo à meta de US$ 1,3 trilhão até 2035.
Em coletiva, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a prioridade é garantir segurança e informou que o fogo foi controlado. Treze pessoas receberam atendimento por inalação de fumaça, segundo a organização.
Como precaução, o governo e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) fecharam temporariamente a Blue Zone, no Parque da Cidade, onde se reúnem delegações e líderes responsáveis por definir rumos da política climática global.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

