
Brasil
COP30 marca plenária decisiva após impasse e madrugada de negociações
Negociadores seguiram madrugada em consultas para tentar fechar o texto final

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
A COP30 entrou na madrugada deste sábado (22) ainda sem consenso sobre o texto final da conferência. Após horas de discussões iniciadas na tarde de sexta-feira (21), o presidente da cúpula, embaixador André Corrêa do Lago, reuniu os principais negociadores em Belém para tentar avançar nas tratativas que seguem travadas.
A Presidência da COP30 anunciou que as plenárias de encerramento estão marcadas para às 10h deste sábado. A expectativa é de que as delegações tentem concluir o acordo durante a sessão, embora as consultas bilaterais e reuniões paralelas continuem ao longo da madrugada.
Cerca de 30 negociadores de alto escalão, entre eles ministros que lideram os principais blocos, permanecem em um esforço final para buscar convergências. Diplomatas circulam constantemente entre a sala da Presidência e as áreas externas para alinhar posições com suas capitais, num ritmo intenso que marca os últimos momentos da conferência.
O debate gira em torno de pontos sensíveis, como financiamento climático para adaptação, medidas unilaterais de comércio, insuficiência das metas atuais e o caminho para a redução do uso de combustíveis fósseis. Um novo rascunho divulgado nesta sexta-feira retirou a proposta de criação de um plano global de transição para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, aposta do Brasil para esta edição e apoiada por mais de 80 países.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

