
Brasil
Última superlua do ano tem ápice nesta quinta-feira
A melhor hora para observar será logo após o pôr do sol

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Na noite desta quinta-feira (4), quem olhar para o leste poderá ver o auge da última superlua de 2025. O fenômeno acontece quando a Lua cheia coincide com o momento em que ela está mais próxima da Terra, o que faz o satélite parecer até 10% maior e mais brilhante.
A Lua ficará cerca de 27 mil quilômetros mais perto do planeta. Alguns especialistas chamam de superlua quando a Lua cheia ou nova ocorre a até 360 mil quilômetros da Terra. Outros usam o termo quando a fase cheia ou nova acontece perto do momento de maior aproximação. Para aproveitar melhor a observação, é recomendado buscar um lugar com visão aberta do horizonte e longe de luzes fortes. O clima também pode influenciar bastante.
A melhor hora para observar será logo após o pôr do sol, com horários diferentes em cada cidade. O ponto máximo da superlua será às 20h13 no horário de Brasília. Quando vista no horizonte, ela pode parecer ainda maior por causa da chamada ilusão lunar, um efeito visual que ainda não tem explicação científica clara.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

