Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

PF investiga ameaças e apologia ao nazismo enviadas a universidades da Bahia

Bahia

PF investiga ameaças e apologia ao nazismo enviadas a universidades da Bahia

Operação Valquíria cumpre mandados em Belo Horizonte; suspeito já tinha histórico de crimes cibernéticos

PF investiga ameaças e apologia ao nazismo enviadas a universidades da Bahia

Foto: Reprodução/Ufba

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2025 às 09:13

Atualizado: no dia 04 de dezembro de 2025 às 09:41

A Polícia Federal investiga um homem suspeito de enviar mensagens com ameaças e apologia ao nazismo para universidades federais da Bahia, entre elas a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Segundo a PF, ele já tinha antecedentes por ameaças cibernéticas e mantinha em casa simulacros de armas e objetos com símbolos extremistas. Os e-mails eram enviados por contas criadas exclusivamente para esse fim e acessadas via VPN para dificultar sua identificação.

A ação faz parte da Operação Valquíria, deflagrada nesta quinta-feira (4), que cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte (MG). As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras (BA).

As investigações continuam para esclarecer totalmente os fatos e responsabilizar o suspeito, que poderá pegar mais de 12 anos de prisão.