
Brasil
CCJ da Alerj avalia prisão de Rodrigo Bacellar nesta sexta-feira
Votação é a primeira etapa do rito constitucional para casos de prisão de parlamentares

Foto: Divulgação
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj se reúne às 15h desta sexta-feira (5), em sessão extraordinária, para analisar a decisão que levou à prisão do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil). A convocação foi feita pelo presidente em exercício, Guilherme Delaroli (PL), e publicada em edição extra do Diário Oficial do Legislativo. A votação é a primeira etapa do rito constitucional para casos de prisão de parlamentares.
Os sete membros da CCJ vão elaborar e votar um Projeto de Resolução indicando se Bacellar deve permanecer preso e afastado do mandato. O parecer servirá como posição formal da comissão sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Bacellar foi preso na quarta-feira (3) pela Operação Unha e Carne, acusado de vazar informações sigilosas da Operação Zargun e orientar o deputado TH Joias a destruir provas, o que ele nega.
Independentemente do resultado, o texto seguirá para o plenário da Alerj, que deve decidir na segunda-feira (8) se mantém a prisão. A Constituição exige maioria simples, ao menos 36 votos, para confirmar a medida entre os 70 deputados, excluindo o próprio Bacellar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

