
Brasil
PF realiza operação contra rede que enviava migrantes ilegalmente aos EUA
Operação atinge esquema que levou 220 pessoas aos EUA

Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (5), uma operação contra um grupo suspeito de levar pessoas ilegalmente para os Estados Unidos, levando cerca de 220 migrantes mediante pagamento e com apoio de uma estrutura organizada. A Justiça determinou prisão preventiva, buscas em endereços ligados aos investigados em Minas Gerais e São Paulo e bloqueio de bens avaliados em até R$ 23,7 milhões.
A investigação começou após uma denúncia feita em Governador Valadares (MG) apontando que um morador de Itanhomi (MG) comandava o envio clandestino por rotas da América Central e pela fronteira mexicana, contando com ajudantes que mantinham o esquema ativo.
Nos EUA, colaboradores recebiam os migrantes, faziam cobranças e repassavam valores a coiotes responsáveis pela travessia, enquanto outros integrantes compravam passagens aéreas mesmo sabendo da ilegalidade e o líder ameaçava familiares quando havia atraso nos pagamentos.
A PF encontrou registros de ameaças e descobriu que o suspeito usava a conta bancária da ex-companheira, que dizia ter medo dele e de possíveis represálias. Os envolvidos podem responder por migração ilegal, ameaças e outros crimes relacionados ao esquema.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

