
Brasil
Governo Federal cria política que institui competição por rede de transmissão de energia
Os usuários da rede de transmissão de energia poderão pedir acesso ao sistema permanentemente ou aumentar o uso já contratado

Foto: Arquivo / Agência Brasil
Um decreto que cria nova política para que grandes consumidores e geradores de energia possam se conectar à rede de transmissão nacional, foi publicado, nesta segunda-feira (8), pelo Governo Federal. A política estabelece mecanismos para a disputa de empresas, num momento crescente de demandas por esses acessos.
Por meio desse decreto, criou-se a Política Nacional de Acesso ao Sistema de Transmissão (PNAST). Os usuários da rede de transmissão de energia, como grandes indústrias e usinas de geração, irão usá-la para pedir acesso ao sistema permanentemente ou aumentar o uso já contratado.
Apenas em data centers, as solicitações de conexão somam 26,2 GW (gigawatts), de acordo com informações da Empresa de Pesquisa Energética. Além disso, o leilão ocorre, enquanto novas linhas não entram em operação, em meio a capacidade limitada das redes. Os agentes concorrerão entre si pela conexão à rede de transmissão.
O processo ocorrerá por meio das Temporadas de Acessos, que são janelas periódicas utilizadas pelos agentes interessados para formalizar as demandas de acesso à rede ao Operador Nacional do Sistema Elétrico.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

