Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

STF marca julgamento de deputados acusados de cobrar propina por emendas

Brasil

STF marca julgamento de deputados acusados de cobrar propina por emendas

De acordo com a PGR, os parlamentares devem ser condenados por corrupção passiva e organização criminosa

STF marca julgamento de deputados acusados de cobrar propina por emendas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 09 de dezembro de 2025 às 10:09

Atualizado: no dia 09 de dezembro de 2025 às 10:14

O ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para março o julgamento da ação penal contra os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles são acusados de cobrar propina para liberar emendas parlamentares. O julgamento ocorrerá entre os dias 10 e 11 de março, em três sessões, a pedido do relator do caso, ministro Cristiano Zanin, que liberou o processo no fim de novembro.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os parlamentares devem ser condenados por corrupção passiva e organização criminosa. A denúncia aponta que, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram R$ 1,6 milhão em propina para liberar R$ 6,6 milhões em emendas destinadas ao município de São José de Ribamar (MA). As investigações mostram que eles, com auxílio de intermediários, exigiam 25% do valor das emendas voltadas para a área da saúde.

O esquema foi revelado pelo então prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, em novembro de 2020. Este é o processo mais avançado entre várias apurações em andamento no Supremo sobre suspeitas envolvendo a liberação de emendas parlamentares, que tramitam sob diferentes relatorias e evoluem em ritmos distintos.