Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Advogados pedem ao STF autorização para Bolsonaro passar por cirurgia e prisão domiciliar humanitária

Brasil

Advogados pedem ao STF autorização para Bolsonaro passar por cirurgia e prisão domiciliar humanitária

Os advogados anexaram relatório médico que descreve dores e desconfortos

Advogados pedem ao STF autorização para Bolsonaro passar por cirurgia e prisão domiciliar humanitária

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de dezembro de 2025 às 07:22

A defesa de Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorização para que o ex-presidente seja levado ao hospital para realizar uma cirurgia. Os advogados também solicitaram que ele seja transferido para prisão domiciliar por razões de saúde.

No pedido, a defesa afirma que Bolsonaro precisa ser levado ao hospital DF Star para passar por intervenções cirúrgicas recomendadas pelos médicos e permanecer internado pelo tempo necessário. Segundo os advogados, os médicos estimam que o procedimento exige internação imediata por cinco a sete dias.

A defesa explica que a cirurgia é para tratar crises de soluços, consideradas sequela de procedimentos anteriores, e para lidar com a piora de uma hérnia inguinal. Os advogados anexaram relatório médico que descreve dores e desconfortos agravados pelo aumento de pressão abdominal, o que reforça a necessidade de cirurgia com anestesia geral.

Para a prisão domiciliar, os advogados sugerem o uso de monitoramento eletrônico e outras condições que Moraes considerar adequadas. Eles também pedem autorização para que Bolsonaro possa ser transportado para atendimento médico sem aviso prévio.