
Brasil
Casamento entre pessoas do mesmo sexo registra alta e atinge recorde
O casamento entre mulheres foi o que mais impulsionou o crescimento

Foto: Freepik
Mais de 12 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram realizados no Brasil em 2024, um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior, de acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada pelo IBGE. Esse é o maior número registrado desde 2013. Enquanto isso, os casamentos entre homens e mulheres somaram 936,7 mil, crescimento de 0,8% na comparação com 2023, mostrando que as uniões homoafetivas avançaram em ritmo muito maior.
A pesquisa reúne informações de mais de 8 mil cartórios e não inclui uniões estáveis. O levantamento mostra que 2024 foi o quarto ano seguido de crescimento dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
O casamento entre mulheres foi o que mais impulsionou o crescimento em 2024, com quase 7,9 mil registros, alta de 12,1% em relação ao ano anterior. Entre homens, foram pouco mais de 4,3 mil casamentos, aumento de 3,3% e retomada após queda registrada no período anterior.
O aumento ocorre após mudanças importantes na legislação. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça aprovou a resolução que impede cartórios de recusarem a conversão de uniões estáveis homoafetivas em casamento. A medida foi tomada após decisão do Supremo Tribunal Federal, de 2011, que equiparou uniões homoafetivas às heteroafetivas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

