
Brasil
Auxílio Gás de dezembro é pago a beneficiários com NIS final 1
Programa atende 4,4 milhões de famílias e será gradualmente substituído pelo Gás do Povo

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 1 recebem nesta quarta-feira (10) o Auxílio Gás de dezembro, no valor de R$ 110. O programa, com duração prevista até o fim de 2026, atende 4,4 milhões de famílias neste mês e mantém o benefício em 100% do preço médio do botijão de 13 kg, conforme a Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim de 2022.
O Auxílio Gás é pago a cada dois meses seguindo o calendário do Bolsa Família, com pagamentos até 23 de dezembro para beneficiários com NIS final 0. Podem receber apenas famílias incluídas no CadÚnico que tenham pelo menos um membro beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que instituiu o programa estabelece preferência para mulheres responsáveis pela família e mulheres vítimas de violência doméstica.
O programa Gás do Povo, lançado em setembro pelo governo federal, começará a substituir gradualmente o Auxílio Gás. Ao invés do pagamento em dinheiro, as famílias retirarão recargas do botijão de gás em revendedoras credenciadas. A expectativa é ampliar o número de beneficiários para cerca de 15 milhões de famílias, e no fim de novembro o programa iniciou a distribuição para 1 milhão de famílias em dez capitais, incluindo Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

