Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PL que aumenta idade máxima para entrar na PM e Corpo de Bombeiros é aprovada no Senado

Brasil

PL que aumenta idade máxima para entrar na PM e Corpo de Bombeiros é aprovada no Senado

PL agora segue para sanção por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

PL que aumenta idade máxima para entrar na PM e Corpo de Bombeiros é aprovada no Senado

Foto: Divulgação/PMBA

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2025 às 14:12

Atualizado: no dia 12 de dezembro de 2025 às 14:13

Um Projeto de Lei (PL) que unifica o limite de idade para o ingresso nas carreiras de policial militar e bombeiro militar foi aprovado pelo Plenário do Senado na última quarta-feira (10). A idade, que varia entre 25 e 35 anos nos estados brasileiros, tem ampliação prevista para 35 anos para oficiais e praças e 40 anos para oficiais médicos, de saúde ou com outras especializações.

O PL foi apresentado pelo deputado Guilherme Derrite (PL-SP) e aprovado com relatório favorável do senador Jorge Seif (PL-SC). O relatório do senador — além de fixar as idades máximas — determina que a verificação da idade deve acontecer na data de publicação do edital do concurso público, não na data da inscrição, conforme constava no texto da Câmara. 

Segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA), o projeto “vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros” e, devido ao aumento de sobrevida dos brasileiros, “uma pessoa de 35 anos é capaz de assumir um lugar na polícia ou no corpo de bombeiros”, completou o senador.

O PL segue agora para sanção por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.