Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 13 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

CNU convoca 14,6 mil candidatos negros para confirmação de cotas

Brasil

CNU convoca 14,6 mil candidatos negros para confirmação de cotas

Procedimento ocorre neste fim de semana, em 224 municípios, com etapas presenciais obrigatórias

CNU convoca 14,6 mil candidatos negros para confirmação de cotas

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de dezembro de 2025 às 13:30

Pelo menos 14.651 candidatos que se declararam negros na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) precisam participar da etapa de confirmação das ações afirmativas. O procedimento é obrigatório, presencial e ocorre em 224 municípios brasileiros, neste fim de semana, nos dias 13 e 14. A ausência ou recusa em qualquer fase resulta na perda do direito à vaga reservada, mantendo o candidato apenas na ampla concorrência, caso tenha nota suficiente.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista dos locais onde será realizada a confirmação. A organização do concurso informa que todas as etapas devem ser cumpridas, incluindo registro de imagem, filmagem e coleta biométrica. No sábado, os portões abrem às 7h e fecham às 7h45 pela manhã, com início às 8h, e à tarde das 13h às 13h45, com início às 14h. No domingo, os horários se repetem.

A verificação ocorre de forma exclusivamente fenotípica, conduzida por comissão formada por cinco integrantes, com diversidade de gênero, cor e, sempre que possível, origem regional. A confirmação complementa a autodeclaração e acontece na mesma cidade escolhida para a prova, conforme a legislação federal sobre ações afirmativas. Nesta edição, o percentual de vagas reservadas para pessoas negras foi ampliado para 25%, com inclusão de cotas para indígenas (3%) e quilombolas (2%). A reserva para pessoas com deficiência permanece em 5%, conforme a Lei nº 8.112/1990.