Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Enem será reaplicado nesta terça e quarta-feira em todo o país

Brasil

Enem será reaplicado nesta terça e quarta-feira em todo o país

A reaplicação segue a mesma dinâmica da prova regular

Enem será reaplicado nesta terça e quarta-feira em todo o país

Foto: Reprodução/Seduc

Por: Metro1 no dia 16 de dezembro de 2025 às 10:43

O Enem 2025 será reaplicado nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) para participantes que tiveram problemas logísticos no dia da prova ou que ficaram doentes com alguma doença infectocontagiosa prevista no edital. As provas regulares do Enem 2025 aconteceram nos dias 9 e 13 de novembro.

Também houve uma aplicação excepcional do exame nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Nessas cidades, a prova regular foi adiada por causa da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. Os pedidos de reaplicação foram analisados individualmente pelo Inep.

A reaplicação segue a mesma dinâmica da prova regular. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30. No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, redação e ciências humanas, com término às 19h, podendo haver uma hora a mais para quem teve tempo adicional aprovado.

No segundo dia, será aplicada a prova de ciências da natureza e matemática. Nesse caso, o exame poderá ser concluído até as 18h30. O participante só poderá refazer a prova do dia em que não conseguiu realizar o exame na data original.

De acordo com o edital, podem pedir reaplicação os candidatos afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, como covid-19, tuberculose, sarampo, rubéola, influenza, entre outras listadas no documento. Também têm direito à reaplicação os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, impactados por um tornado ocorrido em 7 de novembro de 2025.