
Brasil
Operação afasta servidores do SAC por esquema ilegal de agendamentos
Apuração aponta venda clandestina de vagas para emissão da Carteira de Identidade Nacional em municípios baianos

Foto: Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil
Cerca de nove funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) foram afastado temporariamente de suas funções após investigações da Operação Vaga Vip, deflagrada nesta sexta-feira (19), na Bahia, revelarem um esquema de negociação irregular de agendamentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Segundo informações da Polícia Civil, as investigações foram iniciadas a partir de uma denúncia apresentada pela Coordenação da rede de atendimento do SAC. Durante a ação desta sexta, as equipes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e aplicaram 11 medidas cautelares, das quais nove determinaram o afastamento dos servidores de cargos públicos. As diligências foram realizadas nos municípios de Salvador, Candeias, Camaçari, Feira de Santana e Remanso.
Conforme a corporação, horários oferecidos gratuitamente pelo sistema oficial de agendamento do Governo do Estado estariam sendo negociados de maneira ilícita, com a participação de agentes públicos e também de atravessadores sem qualquer vínculo com a Rede SAC. Em algumas situações, o atendimento teria sido antecipado ou facilitado fora da ordem regular mediante cobrança indevida. Em outras, terceiros se apropriavam previamente das vagas no sistema eletrônico para revendê-las a cidadãos interessados no serviço.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

