Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Operação afasta servidores do SAC por esquema ilegal de agendamentos

Brasil

Operação afasta servidores do SAC por esquema ilegal de agendamentos

Apuração aponta venda clandestina de vagas para emissão da Carteira de Identidade Nacional em municípios baianos

Operação afasta servidores do SAC por esquema ilegal de agendamentos

Foto: Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 19 de dezembro de 2025 às 07:37

Atualizado: no dia 19 de dezembro de 2025 às 07:42

Cerca de nove funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) foram afastado temporariamente de suas funções após investigações da Operação Vaga Vip, deflagrada nesta sexta-feira (19), na Bahia, revelarem um esquema de negociação irregular de agendamentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Segundo informações da Polícia Civil, as investigações foram iniciadas a partir de uma denúncia apresentada pela Coordenação da rede de atendimento do SAC. Durante a ação desta sexta, as equipes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e aplicaram 11 medidas cautelares, das quais nove determinaram o afastamento dos servidores de cargos públicos. As diligências foram realizadas nos municípios de Salvador, Candeias, Camaçari, Feira de Santana e Remanso.

Conforme a corporação, horários oferecidos gratuitamente pelo sistema oficial de agendamento do Governo do Estado estariam sendo negociados de maneira ilícita, com a participação de agentes públicos e também de atravessadores sem qualquer vínculo com a Rede SAC. Em algumas situações, o atendimento teria sido antecipado ou facilitado fora da ordem regular mediante cobrança indevida. Em outras, terceiros se apropriavam previamente das vagas no sistema eletrônico para revendê-las a cidadãos interessados no serviço.