
Brasil
Fim da concessão da telefonia fixa: Vivo encerra operações no Brasil neste mês
Empresa passará a operar integralmente sob o regime privado de autorização a partir de 31 de dezembro deste ano

Foto: Reprodução
A Vivo afirmou, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Termo Único de Autorização, documento que formaliza o fim do regime de concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) no país. A partir de 31 de dezembro de 2025, a empresa passará a operar integralmente sob o regime privado de autorização.
A mudança simboliza um novo capítulo na modernização das telecomunicações nacionais, priorizando a expansão da conectividade digital e o avanço da infraestrutura de fibra óptica, segundo a operadora. A Vivo anunciou investimentos de R$ 4,5 bilhões, que incluem a construção de redes de transporte de fibra em 121 municípios, a manutenção da telefonia fixa em cidades sem concorrência até 2028 e a implantação de rede móvel em 649 localidades.
O CEO da Vivo, Christian Gebara comentou sobre as mudanças. “Esses R$ 4,5 bilhões incluem opex e capex. Temos investimentos em cinco e dez anos, com cobertura móvel, backhaul de fibra e a continuidade dos serviços em 373 localidades onde somos o carrier of last resort. Também prevemos 20 anos de opex para manutenção. Tudo isso está dentro do nosso plano de longo prazo”, explicou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

