
Brasil
Correios fecham empréstimo de R$ 12 bi com grupo de cinco bancos
Dinheiro deve ser recebido até, no máximo, terça-feira (30)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
Os Correios fecharam um empréstimo de R$ 12 bilhões com um grupo de cinco bancos: Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Recursos devem ser recebidos até, no máximo, terça-feira (30). O contrato foi assinado na sexta-feira e publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), com aval do Tesouro Nacional e garantia da União.
No curto prazo, o dinheiro será usado para pagar salários, precatórios e dívidas em atraso, permitindo que a estatal volte a ficar adimplente. A operação de crédito tem prazo de 15 anos, até 2040, e será destinada ao capital de giro e a investimentos estratégicos. A negociação vinha sendo conduzida desde o fim de setembro, quando Emmanoel Rondon assumiu a presidência da empresa.
O empréstimo está condicionado a um plano de reestruturação, que prevê corte de gastos e aumento de receitas para que os Correios voltem a ter lucro em 2027. Entre as medidas anunciadas estão um programa de demissão voluntária de 15 mil trabalhadores, 10 mil em 2026 e 5 mil em 2027, o fechamento de 1 mil unidades e a ampliação de parcerias com o setor privado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

