Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Bolsonaro finaliza cirurgia para tratar crises de soluço em Brasília

Brasil

Bolsonaro finaliza cirurgia para tratar crises de soluço em Brasília

Procedimento durou cerca de uma hora e foi concluído no Hospital DF Star; ex-presidente segue internado em observação

Bolsonaro finaliza cirurgia para tratar crises de soluço em Brasília

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 29 de dezembro de 2025 às 16:53

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma nova cirurgia na tarde desta segunda-feira (29) no Hospital DF Star, em Brasília, para tentar controlar crises persistentes de soluço. O procedimento durou cerca de uma hora e foi concluído sem intercorrências.

A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em uma publicação nas redes sociais. “Procedimento finalizado. Graças a deus, agora aguardamos ele subir para o quarto”, escreveu.

Esta é a terceira vez que Bolsonaro é levado ao centro cirúrgico desde que foi internado, na última quarta-feira (24). A intervenção consiste em um bloqueio anestésico do nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma, músculo essencial para a respiração. Desta vez, o procedimento foi realizado no lado esquerdo. No sábado (27),o mesmo tratamento havia sido feito no lado direito.

Segundo boletim médico divulgado no domingo (28), o bloqueio do nervo frênico esquerdo já estava previsto como etapa complementar do tratamento, necessária para avaliar os resultados do procedimento anterior.

A equipe médica informou que Bolsonaro deve permanecer internado por pelo menos mais 48 horas para acompanhamento do pós-operatório e observação da evolução do quadro clínico. O estado de saúde é considerado estável.

Bolsonaro foi internado inicialmente para a realização de uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral. A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após perícia da Polícia Federal indicar a necessidade do procedimento.