
Brasil
Brasil defende resolução sem interferência externa na Venezuela
Países defendem uma solução pacífica para a situação no país

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Através de um comunicado divulgado neste domingo (4), por Brasil, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha, os países defendem uma solução para a Venezuela sem ingerência externa. A nota conjunta demonstra preocupação com qualquer tentativa de controle governamental, administração ou apropriação externa de recursos naturais ou estratégicos.
Segundo o texto, esse tipo de ação é incompatível com o direito internacional e representa uma ameaça à estabilidade política, econômica e social da região. O comunicado faz referência à operação militar realizada pelos Estados Unidos no sábado, 3, que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
De acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o país norte-americano pretende governar a Venezuela e se envolver de forma intensa na indústria do petróleo venezuelano. A menção à apropriação externa de recursos naturais está relacionada à ideia de assumir o controle das reservas de petróleo do país.
Na nota, os países defendem uma solução pacífica para a situação na Venezuela, baseada no diálogo e sem interferência externa. O comunicado, divulgado pelo Itamaraty e pelo governo da Colômbia, também pede que a ONU atue para ajudar a reduzir as tensões na região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

