
Economia
Brasil: Produção de petróleo e gás atinge quase 5 milhões de barris em novembro
Maior produção de petróleo foi registrada em FPSO Almirante Tamandaré (Floating Production, Storage and Offloading), no Campo de Búzios; No que se refere ao gás, FPSO Marechal Duque de Caxias, situado no Campo de Mero liderou

Foto: Divulgação
Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta segunda-feira (5), mostram que a produção de petróleo e de gás natural no Brasil atingiu 4,921 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em novembro de 2025.
Foram extraídos 3,773 milhões de barris diariamente (bbl/d) de petróleo, o que representa uma queda de 6,4% frente ao mês anterior e aumento de 13,9% se comparado ao mesmo mês de 2024. A produção de gás natural ficou em 182,57 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), o que significa recuo de 6,3% em relação a outubro e alta de 15,7% frente a novembro de 2024.
O campo que apresentou maior produção de petróleo em novembro do ano passado foi o de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, que registrou 744,30 mil bbl/d. Em relação ao gás natural, foi o campo de Mero — também na Bacia de Santos — com 40,80 milhões de m³/d.
As instalações que apresentaram maior produção de petróleo foram o FPSO Almirante Tamandaré (Floating Production, Storage and Offloading), localizado no Campo de Búzios, com uma produção de 239.453 barris por dia; e, no que se refere ao gás, o FPSO Marechal Duque de Caxias, situado no Campo de Mero, com um volume de 12,83 milhões de metros cúbicos diários.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

