
Brasil
Jovem fala pela primeira vez após dias perdido no Pico Paraná: “pensei que era o fim”
Rapaz caminhou cerca de 20 km, pediu ajuda em fazenda e foi resgatado

Foto: Reprodução/RPC
Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, ficou desaparecido entre o dia 1° de janeiro e a segunda-feira (5) após se perder durante a descida da trilha do Pico Paraná. O jovem passou dias sozinho na mata, enfrentando cansaço, desorientação e incerteza sobre o resgate. O caso mobilizou equipes de busca, enquanto ele tentava encontrar um caminho para sair da região de difícil acesso.
Durante o período perdido, Roberto relatou momentos de desespero e fé. “Eu pensei que era o fim, que eu já tinha talvez morrido. Alucinei em um momento assim. Mas eu pedi forças para Deus. Pedi forças para minha mãe, pensei em toda a minha família. Eu falei: 'Pô, eu quero chegar em casa bem e saudável. Só peço por proteção para isso'”, afirmou em entrevista para a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.
As buscas reuniram mais de 100 bombeiros e cerca de 300 voluntários, com uso de drones, câmeras térmicas e técnicas de rapel. No primeiro dia, o jovem ouviu um helicóptero, mas depois acreditou que os trabalhos haviam sido encerrados. “No terceiro dia eu falei: 'Pô, eles podem ter cancelado as buscas, mas Deus está comigo e eu vou seguir esse destino aqui, esse caminho que ele me deu, caminho das pedras'”, disse.
Após caminhar cerca de 20 quilômetros, Roberto chegou a uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, na segunda-feira (5). Ele pediu um celular emprestado, avisou a família que estava vivo e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. No hospital, exames indicaram que ele está lúcido, comunicativo, sem ferimentos graves e com escoriações leves.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

