Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Declaração anual do MEI já pode ser feita

Brasil

Declaração anual do MEI já pode ser feita

Microempreendedores que deram baixa no CNPJ no último ano também devem enviar declaração

Declaração anual do MEI já pode ser feita

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 06 de janeiro de 2026 às 14:38

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) à Receita Federal. O prazo iniciou em 1º de janeiro e termina no dia 31 de maio para quem quiser se livrar de obrigações burocráticas. 

A declaração —   necessária para manter a regularidade do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) — informa à Receita o faturamento obtido ao longo do ano e o envio deve ser feito mesmo nos casos nos quais a empresa não tenha registrado receita no período. Estão sujeitos ao pagamento de multa as pessoas que perderem o prazo. O valor mínimo é de R$ 50, e o boleto para quitação é gerado automaticamente no momento da transmissão da declaração.

Microempreendedores que deram baixa no CNPJ no último ano também devem enviar a declaração. Nesses casos, é preciso declarar os rendimentos obtidos no período anterior ao encerramento das atividades. Os microempreendedores que ultrapassaram o limite anual de faturamento da categoria, fixado em R$ 81 mil, precisam realizar o desenquadramento para outra modalidade, passando a recolher impostos pelo Simples Nacional.