Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Anvisa solicita recolhimento de panetones após identificar fungos em lotes

Brasil

Anvisa solicita recolhimento de panetones após identificar fungos em lotes

Consumidores que tenham comprado os produtos devem parar de usá-los e seguir as orientações de recolhimento

Anvisa solicita recolhimento de panetones após identificar fungos em lotes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 07 de janeiro de 2026 às 07:35

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira (6) o recolhimento e a proibição da venda, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones contaminados por fungos e de outros produtos alimentícios que utilizam cogumelos sem autorização para uso em alimentos no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e envolve duas empresas diferentes.

No caso dos panetones, a medida vale para quatro lotes produzidos pela empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. O recolhimento foi informado pela própria fabricante após a identificação de fungos na superfície dos produtos.

Segundo a Anvisa, todos os lotes têm prazo de validade até 27 de fevereiro de 2026. São eles: Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional, de 140 gramas, lote 251027; Panetone Nossa Língua Trufado com bombons em formato de língua de gato, de 700 gramas, lote 251027; Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional, de 700 gramas, lote 251027 e Panetone com Frutas Trufado Tradicional, de 700 gramas, lote 251027.

A resolução determina que esses produtos não podem mais ser vendidos nem consumidos e devem ser retirados do mercado. A Anvisa também proibiu a fabricação, venda, distribuição, divulgação e consumo de produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda., com recolhimento imediato de todos os lotes.

De acordo com a agência, os produtos utilizam os cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, que não são permitidos em alimentos no Brasil, pois ainda não tiveram a segurança avaliada para esse tipo de uso. A proibição vale para todos os lotes dos seguintes produtos: Pasta de Cacau e Avelã com Cogumelos, da marca Smush Smushnuts; Pasta de Amendoim com Cogumelos, da marca Smush Smushnuts; Barra de Frutas, Amendoim, Clara de Ovo e Cogumelos, da marca Smushn Go; Granola Smush Smushnola Granola Coco; Mix de Castanhas, Sementes e Cogumelos, Smush Smushnola Granola Keto; Cápsula de Café Smush Mushroom Espresso e Cápsula de Café Smush Energy Mushroom Espresso.

Além do uso de ingredientes não autorizados, a Anvisa informou que a divulgação desses produtos é irregular, pois associa o consumo a benefícios como melhora da saúde mental, memória, foco e imunidade, sem comprovação científica.