Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

INSS mantém até 14 de fevereiro prazo para devolução de descontos indevidos

Brasil

INSS mantém até 14 de fevereiro prazo para devolução de descontos indevidos

Aposentados e pensionistas que tiveram cobranças irregulares ainda podem solicitar ressarcimento

INSS mantém até 14 de fevereiro prazo para devolução de descontos indevidos

Foto: Reprodução/INSS

Por: Metro1 no dia 07 de janeiro de 2026 às 08:49

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos irregulares nos benefícios do INSS podem solicitar a devolução dos valores até 14 de fevereiro. O prazo foi confirmado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Segundo o balanço, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram cobranças indevidas. Desse total, aproximadamente 4,1 milhões já foram ressarcidos, somando R$ 2,8 bilhões devolvidos. O governo estima que cerca de 3 milhões de segurados ainda não fizeram o pedido.

O prazo inicial terminaria em 14 de novembro, mas foi prorrogado pelo Ministério da Previdência Social. As irregularidades foram identificadas pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, em parceria com a CGU, que apurou fraudes em acordos entre o INSS e entidades associativas.

Os pedidos de ressarcimento podem ser feitos pelo Meu INSS, pelo telefone 135 ou nas agências dos Correios.