
Brasil
Médico de Bolsonaro afirma que ele sofreu traumatismo craniano leve
Ex-presidente já retornou à custódia da PF

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro caiu ao caminhar e teve um traumatismo craniano leve, informou nesta quarta-feira (7) o médico Brasil Caiado, um dos profissionais que acompanham seu quadro clínico. Após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Bolsonaro foi levado ao Hospital DF Star, em Brasília, para a realização de exames, deixando temporariamente a cela na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde cumpre pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Segundo o médico, o episódio ocorreu na madrugada de terça-feira (6), dentro do quarto onde o ex-presidente está custodiado. “Inicialmente, acreditamos que fosse uma queda da cama, mas, após conversar com ele e reconstituir os fatos, tudo indica que ele se levantou, tentou caminhar e acabou caindo”, relatou Caiado a jornalistas.
Após passar por exames, Bolsonaro recebeu atendimento médico e retornou à Superintendência da PF, localizada a poucos quilômetros do hospital particular. Boletim divulgado pelo DF Star confirmou o diagnóstico de traumatismo craniano leve, sem necessidade de intervenções mais complexas.
De acordo com o documento, assinado pelo cirurgião geral Claudio Birolini, os exames de imagem identificaram “leve densificação de partes moles na região frontal e temporal direita, decorrente do trauma”, sem indicação de tratamento invasivo. A orientação é de acompanhamento clínico conforme definição da equipe médica.
Brasil Caiado explicou ainda que a queda pode estar relacionada a episódios de desorientação provocados pela interação entre medicamentos. “Há uma suspeita inicial de interação medicamentosa. O presidente faz uso de vários remédios para tratar a crise de soluços. Se esses episódios forem recorrentes, ele passa a ficar em uma zona de maior risco”, afirmou.
Há menos de uma semana, Bolsonaro havia recebido alta do mesmo hospital, após permanecer internado por oito dias, período em que passou por cirurgia de hérnia inguinal bilateral e por outros procedimentos médicos para controlar um quadro persistente de soluços.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

