
Brasil
Lula e Putin discutem situação da Venezuela após ataque dos EUA
Presidentes do Brasil e da Rússia conversam por telefone e defendem soberania venezuelana e redução de tensões internacionais

Foto: Divulgação/Kremelin e Ricardo Stuckert / PR
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta quarta-feira (14) sobre a situação na Venezuela após o ataque dos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo governo russo, por meio do Kremlin, e confirmada pelo Itamaraty.
Segundo a presidência russa, os dois líderes trocaram opiniões sobre temas atuais da agenda internacional e destacaram posições convergentes em relação à defesa da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana da Venezuela.
“[Os presidentes] enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil em relação à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana”, afirma a nota do Kremlin.
O comunicado também informa que Lula e Putin concordaram em buscar meios para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões. Nesse sentido, os dois presidentes decidiram manter a coordenação de esforços em fóruns multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o BRICS.
Ainda de acordo com a nota da presidência russa, a conversa incluiu discussões detalhadas sobre o desenvolvimento da cooperação bilateral em diversas áreas, no contexto das negociações para a próxima reunião da Comissão de Alto Nível Rússia-Brasil, prevista para fevereiro deste ano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

