
Brasil
Lula e premiê da Índia discutem parceria estratégica e agenda bilateral
Presidentes trataram por telefone de cooperação em áreas-chave e dos preparativos para visita oficial de Lula a Nova Délhi em fevereiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversaram por telefone durante cerca de 45 minutos nesta quinta-feira (22). O diálogo teve como foco o fortalecimento da parceria estratégica entre os dois países e os preparativos para a visita de Lula à Índia, prevista para ocorrer entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Segundo o Itamaraty, os líderes priorizaram temas ligados à cooperação nas áreas de defesa, comércio, saúde, ciência e tecnologia, energia, biocombustíveis, minerais críticos e terras raras. A agenda reflete o esforço conjunto para ampliar a integração econômica e tecnológica entre Brasil e Índia.
Ainda de acordo com o governo brasileiro, Lula e Modi também defenderam a necessidade de uma reforma ampla das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança, além de reafirmarem o compromisso com a paz internacional, o multilateralismo e a democracia. A viagem à Índia é considerada pelo Planalto como a maior missão de abertura de mercados da atual gestão na Ásia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

