Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula critica mentiras na política e diz que não permitirá volta de quem “enganou o país”

Brasil

Lula critica mentiras na política e diz que não permitirá volta de quem “enganou o país”

Em evento do Minha Casa, Minha Vida em Maceió, presidente faz discurso com tom eleitoral e alerta sobre desinformação

Lula critica mentiras na política e diz que não permitirá volta de quem “enganou o país”

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 23 de janeiro de 2026 às 15:34

Em um discurso com forte tom eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (23) que “todo mundo sabe que mentira voa e a verdade engatinha” e disse que há “muita gente mentindo” no país. Segundo ele, a população não pode permitir o retorno ao poder de quem dissemina falsidades.

“Não podemos permitir que quem mente volte a governar”, declarou o presidente.

A fala ocorreu durante a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Maceió (AL). Participaram do evento o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Sem citar nomes, Lula disse que reassumiu o governo “cheio de problemas” e mencionou indicadores relacionados ao emprego e ao combate à fome.

“Em 2014, a gente tinha acabado com a fome. Quando voltei em 2023, tinha 33 milhões de pessoas passando fome. Nós, em dois anos e meio, acabamos com a fome, porque comer é um direito sagrado, que está na Bíblia, na Constituição”, afirmou.

O presidente também criticou a condução da pandemia de Covid-19 durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e associou a gestão anterior ao elevado número de mortes.

“Enquanto eu tiver vida aqueles cidadãos que ajudaram a destruir esse país, que negaram a vacina e, por conta disso morreram 700 mil pessoas da Covid, das quais quase metade era culpa deles, aqueles cidadãos que prometeram emprego e deram desemprego; que prometeram casa e não deram casa, que prometeram comida e não deram comida; que prometeram mais salário e passaram sete anos sem aumentar o salário mínimo. Esses cidadãos, enquanto eu for vivo não voltarão a governar mais esse país”, disse Lula.

O presidente ainda alertou a população para redobrar a atenção em ano eleitoral com as informações que circulam na internet. “Não podemos continuar acreditando na mentira. Não coloque uma raposa para cuidar do galinheiro, vai comer até o galo”, concluiu.