Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Moraes manda retirar apoiadores de Bolsonaro de acampamento na Papuda

Brasil

Moraes manda retirar apoiadores de Bolsonaro de acampamento na Papuda

Ministro do STF determina remoção imediata e proíbe acampamentos em frente ao 19º BPM no DF

Moraes manda retirar apoiadores de Bolsonaro de acampamento na Papuda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de janeiro de 2026 às 18:04

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (23) a desocupação imediata e a vedação de acesso e permanência de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que estejam reunidos em frente ou próximo do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (19º BPM), conhecido como Papudinha.

Na decisão, Moraes ordenou a retirada de quaisquer acampamentos ou pessoas que se encontrem nas cercanias da Penitenciária Federal de Brasília, no Complexo da Papuda. Segundo o ministro, a medida tem como objetivo inibir eventuais práticas ilícitas e prevenir atos que possam colocar em risco a segurança da unidade prisional.

“Determino a remoção imediata e a proibição de acesso e permanência de quaisquer acampamentos ou indivíduos que se encontrem em frente ou nas adjacências da Penitenciária Federal de Brasília – Complexo da Papuda, participando de possível prática criminosa ou de quaisquer atos que possam comprometer a segurança do estabelecimento prisional”, registrou o ministro na decisão.

A determinação foi adotada diante da presença de apoiadores do ex-presidente nas imediações do local, o que levou o Supremo a acionar as forças de segurança para assegurar a ordem pública e a integridade do complexo prisional.