
Brasil
Grupo Fictor pede recuperação judicial após tentativa frustrada de compra do Banco Master; entenda
Empresa aponta repercussão negativa da negociação como origem da crise que levou à recuperação judicial

Foto: Divulgação
A Fictor Holding Financeira entrou com pedido de recuperação judicial após enfrentar dificuldades financeiras ligadas à tentativa frustrada de compra do Banco Master, negociada em novembro de 2025. A operação não avançou depois que o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do banco controlado por Daniel Vorcaro. As informações são da CNN.
No pedido apresentado à Justiça, a Fictor afirma que a crise teve início após a forte repercussão negativa envolvendo o grupo. Segundo a empresa, “ao longo do mês de dezembro de 2025, a Fictor passou a ser alvo de intensa exposição negativa na imprensa”, com reportagens que questionaram a consistência da operação e o papel do grupo na crise do banco.
Negociação interrompida
Após a liquidação do Banco Master, em 18 de novembro, o consórcio internacional liderado pela Fictor suspendeu a tentativa de aquisição. A operação previa um aporte imediato de R$ 3 bilhões para reforçar o capital da instituição financeira. A partir desse momento, o grupo relata que parceiros, fornecedores e investidores passaram a adotar uma postura mais cautelosa.
Retiradas e desconfiança
De acordo com a Fictor, a repercussão negativa levou a um volume fora do padrão de pedidos de retirada nos contratos de Sociedade em Conta de Participação. A empresa afirma que “diversos fornecedores e stakeholders solicitaram esclarecimentos sobre a estrutura do Grupo Fictor”, incluindo informações detalhadas sobre a possível compra do banco e medidas de mitigação de riscos.
Impacto judicial
No documento, a Fictor informa que recebeu R$ 3 bilhões em aportes até 17 de novembro, mas que os pedidos de retirada alcançaram cerca de 71,38% desse total até 31 de janeiro. Segundo o grupo, “gerou-se um pânico generalizado nos sócios participantes”, o que resultou em ações judiciais e pedidos de bloqueio de bens. O Grupo Fictor atua nos setores financeiro, de infraestrutura e alimentos, com presença no Brasil, Estados Unidos e Europa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

