
Brasil
INSS retoma atendimento presencial em agências de todo país
Central 135 volta a funcionar após manutenção nos sistemas; serviços digitais ainda podem apresentar instabilidade

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O atendimento presencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi retomado em todo o país nesta segunda-feira (2), após uma interrupção provocada por manutenção programada nos sistemas. Com a normalização, voltaram a funcionar a Central 135 e os serviços oferecidos nas agências físicas.
Entre as plataformas digitais, a maior parte das funcionalidades do aplicativo e do site Meu INSS segue indisponível. A previsão é de que o simulador de aposentadoria seja reativado na quarta-feira (4). O governo alerta para a possibilidade de instabilidade no sistema devido ao grande volume de acessos registrados na retomada dos serviços.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a paralisação ocorreu para a conclusão da migração do último computador de grande porte da Dataprev para uma plataforma mais moderna. A atualização da infraestrutura tecnológica foi finalizada com sucesso após o trabalho de cerca de 220 profissionais, iniciado em 28 de janeiro e encerrado no domingo (1º).
Durante o período de interrupção, o INSS adotou medidas para reduzir impactos aos segurados, como a antecipação de perícias médicas e avaliações sociais, além da possibilidade de reagendamento para quem não conseguiu comparecer.
Com a modernização, o ministério espera reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de 96 para 48 horas e ampliar a oferta de serviços digitais. Ainda assim, a pasta informou que pode haver lentidão nesta segunda-feira, especialmente em funcionalidades que exigem biometria. A orientação é que, em caso de falha no acesso, o usuário tente novamente, preferencialmente fora do horário comercial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

