
Brasil
CPMI vota quebra de sigilo do Banco Master e ouve presidente do INSS nesta quinta
Banco é alvo de suspeitas sobre contratos irregulares

Foto: DIvulgação
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve votar nesta quinta-feira (5) o pedido de quebra de sigilo do Banco Master. Na mesma reunião, os parlamentares vão ouvir o atual presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior. Este será o primeiro encontro oficial da comissão neste ano.
Integrantes da CPMI defendem o avanço das apurações sobre suspeitas de irregularidades em empréstimos consignados ligados ao Banco Master. Segundo o presidente da comissão, senador Carlos Viana, há indícios de cerca de 254 mil contratos firmados sem a confirmação ou autorização dos aposentados.
Depoimento adiado
O depoimento do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, previsto para esta quinta, foi remarcado para 26 de fevereiro após pedido da defesa. O adiamento foi aceito com a condição de não haver solicitação de habeas corpus. Caso ele não compareça, a comissão poderá solicitar condução coercitiva.
Novos requerimentos
A pauta inclui 78 pedidos, como novas quebras de sigilo, relatórios de inteligência financeira e solicitações de prisão preventiva de investigados, incluindo um ex-presidente do INSS. Também há requerimento para que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) envie dados de voos de aeronaves ligadas a empresa associada a Vorcaro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

