
Brasil
BRB apresenta plano ao Banco Central para recomposição de capital
BC determinou ao banco o provisionamento de R$ 2,6 bilhões, em janeiro deste ano

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O Banco de Brasília (BRB) entregou nesta sexta-feira (6) ao Banco Central (BC) o plano para recomposição do capital, em meio a possíveis prejuízos com os negócios feitos com o Banco Master. O documento foi entregue ao BC pelo presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, e pelo secretário de Economia do DF, Daniel Izaias.
As opções apresentadas no documento, de acordo com o jornal Metropoles, são: empréstimo de consórcio de bancos; empréstimo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC); estruturação de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) com ativos imobiliários do Governo do Distrito Federal; solução de mercado com venda de ativos comprados do Master.
O BC determinou ao banco o provisionamento de R$ 2,6 bilhões, em janeiro deste ano. O BRB, então, estruturou o plano. As ações previstas devem ser implementadas em 180 dias.
O objetivo do plano é garantir que o banco permaneça financeiramente sólido e não gere desconfianças para o mercado. Ao longo de 2025, o BRB tentou comprar boa parte do Banco Master, que foi liquidado em novembro pelo Banco Central ao identificar que o banco não tinha recursos suficientes para honrar compromissos, como o pagamento de clientes e investidores.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

