Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Piloto é preso dentro de avião no aeroporto de Congonhas suspeito de manter rede de abuso sexual infantil

Brasil

Piloto é preso dentro de avião no aeroporto de Congonhas suspeito de manter rede de abuso sexual infantil

Prisões fazem parte da operação “Apertem os Cintos”, que investiga crimes como estupro de vulnerável e exploração sexual infantil

Piloto é preso dentro de avião no aeroporto de Congonhas suspeito de manter rede de abuso sexual infantil

Foto: Reprodução/TV Globo

Por: Metro1 no dia 09 de fevereiro de 2026 às 10:43

Atualizado: no dia 09 de fevereiro de 2026 às 10:56

Um piloto da Latam Airlines Brasil foi preso na manhã desta segunda-feira (9) dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, suspeito de integrar uma rede de abuso e exploração sexual infantil que atuava há pelo menos oito anos. Ele já estava na cabine do avião, que seguiria para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando foi abordado por policiais civis. As informações são do G1.

A prisão faz parte da operação “Apertem os Cintos”, conduzida pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). A investigação apura crimes como estupro de vulnerável, exploração sexual e favorecimento da prostituição de crianças e adolescentes.

Segundo a polícia, o piloto, identificado como Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, é suspeito de participar de uma estrutura organizada de exploração sexual infantil, com indícios de atuação coordenada e divisão de funções entre os envolvidos. Ele foi encaminhado à sede do DHPP. 

Durante as apurações, os agentes identificaram que o piloto levava menores de idade a motéis utilizando documentos falsos. Uma mulher de 55 anos também foi presa suspeita de aliciar as próprias netas, de 10, 12 e 14 anos, para encontros com o piloto em troca de pagamento. Ambos tinham mandados de prisão temporária em aberto.

Além das prisões, a operação cumpre oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados na capital paulista e em Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo, onde o piloto reside.

Em nota, a Latam informou que abriu uma apuração interna e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. A companhia afirmou ainda que repudia qualquer prática criminosa e reforçou o compromisso com elevados padrões de segurança e conduta. Segundo a empresa, o voo LA3900, que seria operado pelo piloto preso, decolou e pousou normalmente, dentro do horário previsto.