
Brasil
Vendas no varejo do Brasil têm mais um ano de alta em 2025, aponta IBGE
Apesar do crescimento anual, o ritmo das vendas mostrou forte desaceleração em relação a 2024, quando o aumento foi de 4,1%

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O setor varejista brasileiro encerrou 2025 com alta acumulada de 1,6%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (13). Apesar do crescimento anual, o ritmo das vendas mostrou forte desaceleração em relação a 2024, quando o aumento foi de 4,1%.
Em dezembro, as vendas recuaram 0,4% na comparação com novembro, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento. O resultado é atribuído à antecipação das compras de Natal durante a Black Friday. Na comparação anual, contudo, o mês registrou alta de 2,3% sobre dezembro de 2024.
No acumulado do quarto trimestre, o varejo fechou com crescimento de 1% em relação aos três meses anteriores, recuperando-se de uma queda de 0,3% registrada no terceiro trimestre. O desempenho de 2025 devolve o setor aos níveis mais próximos da média histórica, depois do aumento excepcional observado no ano anterior.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

