
Brasil
Projetos que criam universidades federais do Esporte e Indígena chegam ao Senado
Propostas foram aprovados pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (10)

Foto: Carlos Moura/Agência Senado
Os projetos que criam a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) e a Universidade Indígena (Unind), aprovados pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (10), serão analisados pelo Senado.
Universidade Federal Indígena
Com sede em Brasília e possibilidade de instalação de campi em diferentes regiões do país, a instituição visa fortalecer a formação superior voltada às especificidades culturais, territoriais e linguísticas dos povos indígenas, além de incentivar a produção científica em diálogo com saberes tradicionais.
Universidade Federal do Esporte
O outro projeto cria a Universidade Federal do Esporte com o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão em áreas ligadas à formação de atletas, gestão esportiva, saúde e educação.
Para o atleta paralímpico Leomon Moreno, a iniciativa pode representar oportunidade de transformação social.
Segundo o relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), a instituição vai formar profissionais e gestores, apoiar pesquisa e inovação e fortalecer a estrutura esportiva do país.
"A gente precisa capacitar os nossos gestores porque muitas vezes falta essa base técnica, o conhecimento que muitas vezes eles têm adquirido na prática, que é muito importante, mas precisamos ter também os conceitos principais, que isso só vem através da universidade", disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

