
Brasil
Dias Toffoli acumula 10 pedidos de impeachment no Senado
Requerimentos citam caso Banco Master; ministro deixou relatoria e investigação passou a André Mendonça

Foto: Andressa Anholete/STF
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), é alvo de dez pedidos de impeachment em tramitação no Senado Federal. Na quinta-feira (12) o partido Novo anunciou que protocolará mais um requerimento. Do total de pedidos registrados, três têm como principal motivação o caso envolvendo o Banco Master.
A abertura de um processo de impeachment contra ministros do STF depende de decisão do presidente do Senado. Embora prevista na Constituição, a medida nunca foi adotada no Brasil. Os três pedidos mais recentes, apresentados em janeiro e fevereiro de 2026, partiram da sociedade civil e estão diretamente relacionados ao Banco Master.
O novo pedido do Novo foi formulado após a Polícia Federal encontrar menções a Toffoli no celular de Daniel Vorcaro, fundador da instituição. Segundo informações divulgadas pelo UOL, o material apreendido inclui conversas entre o banqueiro e o ministro. Desde 2015, outros 16 pedidos de impeachment contra Toffoli foram arquivados.
Toffoli deixou a relatoria do caso do Banco Master, que apura, entre outros pontos, a tentativa de compra do banco pelo Banco de Brasília (BRB). A decisão ocorreu após reunião com os demais ministros no gabinete do presidente do STF, Edson Fachin. Em nota, a Corte informou que os processos serão redistribuídos, e novo sorteio definiu o ministro André Mendonça como novo relator das investigações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

